FecharFechar
loading
Aguarde
18
mai
2012
Ethika
Quem Somos
Legislações
Saiba Mais
Dúvidas
Frequentes
Mídia
e Eventos
Parceiros
Conheça
Onde
encontrar
Fale
conosco
Trabalhe
conosco
twitter
Fri May 18 14:07
@daniqg OI Dani, bom dia! Liga no nosso 0800 941 0900 que eles vão te indicar com quem falar, ok? Bom dia pra vc!
redes sociais
Thu May 17 18:25
Consumo de cacau pode evitar o câncer de cólon - http://t.co/NcsFJSMi #Nutrientes
redes sociais
siga-nos
facebook
orkut
formspring
Cadastre-se
e receba nosso informativo
26 DEZDúvidas

Comer pouco ativa molécula que mantém o cérebro jovem, diz estudo

Fonte: Estadão


Comer com moderação ativa uma molécula que ajuda o cérebro a manter-se jovem, segundo um estudo realizado com ratos por pesquisadores italianos.

Os cientistas da Universidade Católica do Sagrado Coração de Roma descobriram que esta molécula, chamada CREB1, se ativa no cérebro dos ratos submetidos a uma dieta baixa em calorias.

A molécula por sua vez estimula os genes relacionados com a longevidade e o bom funcionamento cerebral, afirma o estudo publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Pela primeira vez identificamos um importante mediador dos efeitos da dieta sobre o cérebro", afirmou Giovambattista Pani, do Instituto Geral de Patologia da universidade romana, um dos autores principais do estudo.

Segundo o cientista, a descoberta "tem importantes implicações para o desenvolvimento de futuros tratamentos para manter o cérebro jovem e prevenir sua degeneração e o processo de envelhecimento".

"Esperamos encontrar um modo de ativar a CREB1 com novos remédios, de modo que se possa manter jovem o cérebro sem necessidade de uma dieta restrita", comentou Pani.

Diversos modelos experimentais já demonstraram que uma dieta baixa em calorias, na qual os animais ingerem até 70% dos alimentos que consomem normalmente, melhora a capacidade cognitiva e aumenta a expectativa de vida.

Porém, até agora se desconhecia o mecanismo molecular concreto responsável por este efeito positivo, segundo o estudo.

Compartilhe


Twitter Orkut Facebook formspring
Todos os direitos reservados. ethika@ethikasaude.com Telefone 0800 941 0900