
Por: Carolina Abranches
A cafeína contida no café, chás e chocolates pode fazer muito bem à saúde. Segundo um estudo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o uso moderado da cafeína não oferece risco à saúde, muito pelo contrário. A substância pode reduzir o risco de diversas doenças como, por exemplo:
- Alzheimer e Parkinson: a cafeína melhora as funções cognitivas e reduz os níveis da proteína beta-amiloide associada a essas doenças. O consumo moderado de chá, café ou chocolate diminui o processo neurodegenerativo provocado por essas doenças.
- Diabetes tipo 2: o que se percebeu foi que o consumo de bebidas do cafeína conseguiu reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. No entanto, os médicos acreditam que não é somente a cafeína a responsável pela redução da doença. Eles acreditam que outras substâncias presentes no café, como o magnésio, podem ter efeitos sobre o metabolismo da glicose.
- Câncer: uma pesquisa revelou que pessoas que bebiam pelo menos 10 mililitros de café ou chá diariamente tinham 34% menos risco de desenvolver a doença.