FecharFechar
loading
Aguarde
18
mai
2012
Ethika
Quem Somos
Legislações
Saiba Mais
Dúvidas
Frequentes
Mídia
e Eventos
Parceiros
Conheça
Onde
encontrar
Fale
conosco
Trabalhe
conosco
twitter
Fri May 18 14:07
@daniqg OI Dani, bom dia! Liga no nosso 0800 941 0900 que eles vão te indicar com quem falar, ok? Bom dia pra vc!
redes sociais
Thu May 17 18:25
Consumo de cacau pode evitar o câncer de cólon - http://t.co/NcsFJSMi #Nutrientes
redes sociais
siga-nos
facebook
orkut
formspring
Cadastre-se
e receba nosso informativo
29 MARNutrição e Saúde

Chocolate protege o cérebro contra derrame, estresse e depressão

Fonte:

Portal da Educação Física



Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que o alimento ajuda a combater o estresse e a depressão. Agora, um estudo mais recente indica que a guloseima pode proteger o cérebro também contra lesões causadas por derrame. 

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que uma substância presente apenas no chocolate amargo (não na versão tradicional ou branca) estimula um tipo de atividade celular que resguarda os neurônios dos danos causados por acidente vascular cerebral (AVC).

No estudo realizado em camundongos e publicado no Journal of Cerebral Blood Flow and Metabolism, 90 minutos depois de administrarem uma pequena dose de epicatequina – nutriente encontrado no cacau –, os cientistas induziram um derrame isquêmico por meio da interrupção da irrigação sanguínea no cérebro dos animais. 

O resultado foi um número significativamente menor de lesões do tecido cerebral em comparação às dos roedores que passaram pelo mesmo procedimento mas sem ter recebido a dose do composto.

O interesse científico pela epicatequina surgiu com pesquisas feitas entre os índios kuna, que vivem em ilhas na costa do Panamá. A incidência de acidentes vasculares nessa população é muito baixa, o que é atribuído ao alto consumo de uma bebida escura e amarga feita à base de cacau. 

Posteriormente, estudos in vitro mostraram que a epicatequina não protege diretamente as células contra lesões, mas seus metabólitos parecem ativar vias bioquímicas que fazem com que as células aumentem suas próprias defesas. 

O que tem surpreendido os pesquisadores é o fato de esse efeito ocorrer em resposta a doses muito baixas da substância. Os autores alertam, porém, que os dados obtidos até agora não autorizam o consumo exagerado de chocolate amargo, que, aliás, é rico em gordura saturada. 

Segundo eles, as evidências abrem boas perspectivas para o desenvolvimento de uma nova droga potencialmente útil para combater doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e outros tipos de demência.

Compartilhe


Twitter Orkut Facebook formspring
Todos os direitos reservados. ethika@ethikasaude.com Telefone 0800 941 0900