FecharFechar
loading
Aguarde
18
mai
2012
Ethika
Quem Somos
Legislações
Saiba Mais
Dúvidas
Frequentes
Mídia
e Eventos
Parceiros
Conheça
Onde
encontrar
Fale
conosco
Trabalhe
conosco
twitter
Fri May 18 14:07
@daniqg OI Dani, bom dia! Liga no nosso 0800 941 0900 que eles vão te indicar com quem falar, ok? Bom dia pra vc!
redes sociais
Thu May 17 18:25
Consumo de cacau pode evitar o câncer de cólon - http://t.co/NcsFJSMi #Nutrientes
redes sociais
siga-nos
facebook
orkut
formspring
Cadastre-se
e receba nosso informativo
27 NOVNutrição e Saúde

Dieta rica em fibras diminui risco de doença diverticular

Fonte: NutriTotal


Pesquisadores do Reino Unido publicaram na revista científica British Medical Journal um estudo que comprova a associação inversa entre a alta ingestão de fibras dietéticas e doença diverticular.

Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, em que os autores recrutaram participantes a partir do estudo EPIC (European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition).

Os participantes responderam um questionário sobre estilo de vida e dieta, incluindo um questionário de frequência alimentar semiquantitativo validado, referente ao consumo do ano anterior.

Foram avaliados 47.033 homens e mulheres, divididos em quatro grupos de dieta com base nos seguintes padrões alimentares: aqueles que comem carne ("comedores de carne"), aqueles que não comem carne, mas comem peixe ("sem carne, mas consome peixe"), aqueles que não comem carne ou peixe, mas consomem produtos lácteos e/ou ovos ("vegetarianos"), e aqueles que não comem carne, peixe, ovos ou produtos lácteos ("vegans").

Após o acompanhamento de 11 anos, houve 812 casos de doença diverticular, com consequente 806 admissões hospitalares e seis mortes. Os vegetarianos apresentaram 31% menor risco de doença diverticular em comparação com os comedores de carne.

A probabilidade de internação hospitalar ou morte por doença diverticular nas idades entre 50 e 70 dos comedores de carne foi de 4,4%, enquanto para os vegetarianos foi de 3,0%.

Independentemente do padrão alimentar, os indivíduos que apresentaram consumo de fibras ≥ 25 g/dia tiveram 41% menor risco de desenvolver doença diverticular, em comparação com a baixa ingestão de fibras (< 14 g/dia para mulheres e homens).

Com isso, os pesquisadores verificaram que tanto a dieta vegetariana quanto a dieta com alta ingestão de fibras estão significativamente associadas com risco menor de doença diverticular.

“Nosso achado de um menor risco de doença diverticular entre homens e mulheres com maior ingestão de fibra é consistente com os resultados de outros estudos, mas os resultados ainda eram inconsistentes. Assim, o nosso estudo pode esclarecer esta questão, devido ao número de participantes e tempo de acompanhamento”, destacam os autores.

“Estas descobertas dão suporte às recomendações de saúde pública que incentivam o consumo de alimentos ricos em fibras, como pães integrais, cereais integrais, frutas e legumes”, concluem.

Compartilhe


Twitter Orkut Facebook formspring
Todos os direitos reservados. ethika@ethikasaude.com Telefone 0800 941 0900