FecharFechar
loading
Aguarde
18
mai
2012
Ethika
Quem Somos
Legislações
Saiba Mais
Dúvidas
Frequentes
Mídia
e Eventos
Parceiros
Conheça
Onde
encontrar
Fale
conosco
Trabalhe
conosco
twitter
Fri May 18 14:07
@daniqg OI Dani, bom dia! Liga no nosso 0800 941 0900 que eles vão te indicar com quem falar, ok? Bom dia pra vc!
redes sociais
Thu May 17 18:25
Consumo de cacau pode evitar o câncer de cólon - http://t.co/NcsFJSMi #Nutrientes
redes sociais
siga-nos
facebook
orkut
formspring
Cadastre-se
e receba nosso informativo
01 SETNutrientes

Alguns tipos de soja são capazes de reduzir o colesterol

Fonte: Portal Fitness & Bem Estar


O aumento do consumo de produtos que contenham a soja pode levar a importante redução nos níveis de colesterol, informa um novo estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine do mês de outubro de 1999.

Pesquisadores do Wake Forest University Baptist Medical Center, na Carolina do Norte, Estados Unidos, verificaram que as pessoas que consomem produtos à base de soja e que contenham grandes quantidades de isoflavonas (que são os estrógenos vegetais) apresentaram uma redução substancial nos níveis do chamado "colesterol ruim", o LDL ("low-density lipoprotein") e nos níveis do colesterol total, em apenas 9 semanas. Entretanto, a soja que contenha níveis baixos de isoflavonas não é capaz de reduzir o colesterol.

O efeito cardioprotetor das isoflavonas se deve provavelmente às suas muitas semelhanças químicas e biológicas ao estrógeno dos mamíferos, informa o estudo.

Os 156 participantes do estudo (homens e mulheres saudáveis) foram divididos em 5 grupos, que receberam durante nove semanas 4 tipos de dietas de soja e de baixo nível de colesterol, cada qual com uma quantidade diferente de isoflavona - 3, 27, 37 ou 62 miligramas (mg) de isoflavona por dia. O 5o grupo recebeu a mesma dieta, porém sem isoflavonas.

Os melhores resultados foram obtidos no grupo que consumiu os 62 mg/dia de isoflavona na dieta - neste grupo, os participantes apresentaram uma redução do colesterol total em 4% e do LDL em 6%. Entre os participantes níveis de colesterol mais altos (aqueles maiores do que 164 mg/dL), os efeitos da dieta foram ainda mais evidentes - nestas pessoas, os níveis de colesterol caíram em 9% (total) e em 10% (LDL) .

Os grupos que consumiram dietas pobres em isoflavona (3 mg) ou sem isoflavona, não apresentaram redução nos níveis de colesterol.

Não se sabe exatamente como funcionam as isoflavonas, conclui o estudo, mas elas necessitam da proteína da soja para funcionar - trabalhos anteriores mostram que, sem a proteína da soja presente, as isoflavonas não conseguem reduzir o colesterol.

Compartilhe


PRODUTOS RELACIONADOS seta


NUTRIENTES RELACIONADOS seta
MODALIDADES ESPORTIVAS RELACIONADAS seta

Twitter Orkut Facebook formspring
Todos os direitos reservados. ethika@ethikasaude.com Telefone 0800 941 0900