FecharFechar
loading
Aguarde
18
mai
2012
Ethika
Quem Somos
Legislações
Saiba Mais
Dúvidas
Frequentes
Mídia
e Eventos
Parceiros
Conheça
Onde
encontrar
Fale
conosco
Trabalhe
conosco
twitter
Fri May 18 14:07
@daniqg OI Dani, bom dia! Liga no nosso 0800 941 0900 que eles vão te indicar com quem falar, ok? Bom dia pra vc!
redes sociais
Thu May 17 18:25
Consumo de cacau pode evitar o câncer de cólon - http://t.co/NcsFJSMi #Nutrientes
redes sociais
siga-nos
facebook
orkut
formspring
Cadastre-se
e receba nosso informativo
21 FEVNutrientes

Castanhas, nozes e amêndoas ajudam na dieta e fazem bem à saúde

Fonte:

Minha Vida



Você as conhece. Castanhas, nozes, amêndoas, pistache e avelãs fazem sucesso como petiscos do chope, estão presentes nas ceias de Natal e servem de complemento para diversos pratos. Se estas delícias, chamadas de frutas e sementes oleaginosas, estão fora de sua dieta por causa das calorias é hora de rever seus planos de emagrecimento: elas podem ajudar na luta contra a balança e ainda fazem bem para a saúde. 

Estudos e especialistas garantem que o consumo de oleaginosas ajuda na redução do peso e de gordura corporal. Segundo Michael Roizen, médico norte-americano e autor do livro Idade Verdadeira e a Dieta Verdadeira, a sensação de saciedade aumenta quando uma porção de 5 nozes é ingerida antes da refeição.  

A revista International Journal of Obesity comparou os efeitos de uma dieta rica em amêndoas e outra mais tradicional, com carboidratos. De acordo com a publicação, o grupo que ingeriu amêndoas eliminou mais gordura e obteve mais facilidade em manter o peso perdido enquanto a pesquisa era conduzida. 

As amêndoas, diz o estudo, são excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, responsáveis por ativar o metabolismo e manter estável o nível de açúcar no sangue, o que facilita o emagrecimento. 

As oleaginosas, apesar de serem calóricas, possuem muitos nutrientes, principalmente a família das castanhas. A lista dos componentes que fazem bem ao organismo é grande. Há ferro, fibras, vitamina E, proteína, zinco, cálcio, potássio, ácido fólico e, principalmente, selênio, que ajuda equilibrar a tireoide, evitando que o peso oscile. A castanha-do-pará é famosa por proteger contra a ação de radicais livres e deixar o sistema imunológico mais fortalecido. "Toda a necessidade de selênio no organismo é suprida com uma única castanha-do-pará por dia", diz o endocrinologista Julio César Santos.  

Estudos já comprovaram que o consumo regular desses alimentos diminui a incidência de doenças cardiovasculares. Veja as qualidades de cada um deles: 

- Castanha-do-pará: É rica em ômega 3, magnésio e selênio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e melhora a função cardiovascular.
- Consumo diário: de 2 a 3 unidades. 

- Castanha de caju: Fonte de zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL).
- Consumo diário: 3 unidades.

- Avelãs: Possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose. 
- Consumo diário: Até 10 unidades 

- Amêndoas: Têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Também é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. 
- Consumo diário: 10 a 12 unidades. 

- Nozes: A vitamina E é um dos maiores destaques. Também é rica em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Previne contra diversos tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doce. 
- Consumo diário: Até 5 unidades. 

Compartilhe


Twitter Orkut Facebook formspring
Todos os direitos reservados. ethika@ethikasaude.com Telefone 0800 941 0900