
Ethika Suplementos Alimentares
O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia da suplementação de creatina combinada com exercícios de fortalecimento para joelhos com osteoartrose.
Métodos: Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi realizado. Mulheres pós-menopáusicas com osteoartrose no joelho foram alocadas para receber Creatina (20 g/dia durante uma semana e 5 g/dia the reafter) ou placebo e incluídas em um programa de treinamento de resistência dos membros inferiores.
Eles foram avaliados no início duarante 12 semanas. O resultado primário foi a função física, medida pelo teste cronometrado padrão. Os desfechos secundários incluíram a massa magra, qualidade de vida, dor, rigidez e força muscular.
Resultados: A função física foi melhorada significativamente apenas no grupo que utilizou Creatina. Além disso, a diferença entre os grupos estatisticamente foi significativa. O grupo suplementado com Creatina também apresentou melhora na função física e subescalas de rigidez, avaliada pelo Índice Osteoartrite Universidade Western Ontario e McMaster, enquanto o grupo Placebo não apresentou mudanças significativas nestes parâmetros.
Além disso, somente o grupo suplementado com Creatina apresentou uma melhora significativa na massa magra dos membros inferiores, bem como na qualidade de vida. Ambos os grupos demonstraram reduções significativas na dor. Da mesma forma, um efeito principal revelou um aumento na pressão de pernas sem diferenças significativas entre os grupos.
Conclusão: A suplementação de Creatina melhora a função física, massa magra dos membros inferiores e qualidade de vida em mulheres pós-menopáusicas com osteoartrose do joelho quando submetidos a exercícios de fortalecimento.