Em época de festas e feriados é muito fácil comer mais do que o costume, deixando a dieta de lado. Talvez mais depressivo que seja contar as calorias a mais que foram ingeridas é lidar com os danos provocados pelos radicais livres que são produzidos durante a digestão. Os radicais livres atacam as células e promovem o desenvolvimento de problemas ...
Vegetal riquíssimo em vitaminas C, A, potássio, cálcio e fibras, o brócolis é apontado como um grande aliado no combate a úlcera a ao câncer de estômago. De acordo com um estudo publicado na revista “Cancer Prevention Research”, o consumo de brócolis reduz o nível de infecção por Helicobacter pylori, um tipo de bactéria que infecta a mucosa do estômago ...
Por: Ana Gabriela Zampar (Nutricionista Ethika) No nosso primeiro papo (veja texto aqui) falamos sobre a importância dos carboidratos dentro da dieta. Agora vamos falar a outro nutriente muito importante: as proteínas! Quando falamos neste nutriente, algumas pessoas rapidamente pensam em ganho de massa muscular, não é mesmo? Mas será que as proteínas servem apenas para ajudar no ganho de ...
Por: Marco de Cardoso Estar sempre bebendo água e outros tipos de líquidos,é um cuidado que necessita ser constante para todo ser-humano. A falta de líquidos acarreta problemas como a tão conhecida desidratação, que pode trazer problemas graves ao nosso metabolismo,podendo levar à tonturas,cansaço e até desmaios. Lembre-se que o ideal é ingerir ao menos 2 litros d’água por dia, ...
Por: Yasmin Barcellos A regra é básica. Se deseja emagrecer evite alimentos com alto IG (índice glicêmico). De quebra você também estabiliza os níveis de açúcar no sangue. O IG pode ser encontrado em alimentos como o açúcar e o arroz branco, na farinha de trigo refinada, na batata, mandioca (aimpim), beterraba, abóbora, pipoca e frutas muito doces com uva, ...
Por: Francine Prass Hatem A infância é um período no qual os hábitos alimentares são desenvolvidos. É uma fase onde as necessidades nutricionais estão aumentadas e devem ser supridas de forma adequada para garantir o crescimento e desenvolvimento adequados. As crianças passam grande parte do dia nas escolas, onde realizam diversas refeições. Sendo assim, de acordo com as diretrizes da ...
Por: Clarissa Mello Esqueça muitas supostas verdades que você já ouviu. Afinal, sair de casa sem agasalho não causa pneumonia, e tomar vitamina C não garante que você esteja livre de ter um resfriado. A princípio, esses e outros mitos parecem até inofensivos. Mas é preciso atenção: saber a diferença entre a verdade e as ilusões do senso comum pode ...
Cientistas da Northumbria University constataram que a combinação entre chocolate e vinho tinto faz bem para a mente. Segundo os pesquisadores, por serem ricos em polifenóis, a combinação dos dois alimentos ajuda a dilatar as veias, facilitando o suplemento de sangue ao cérebro, como divulgado no jornal britânico Daily Mail nesta sexta-feira (6). De acordo com os pesquisadores, o aumento ...
Poucas pessoas sabem ao certo a quantidade de proteína que consomem no dia a dia. A maioria da população não se dá conta que a dosagem recomendada é bem inferior à quantidade ingerida pela maioria das pessoas. Tanto os alimentos de origem animal quanto os de origem vegetal apresentam proteínas. Os vegetarianos restritos que sabem equilibrar os alimentos ingeridos conseguem ...
Por: Karina Bernardino Faz bem à saúde: uma a duas xícaras por dia são suficientes para fornecer uma boa dose de antioxidantes. Se não gosta de café, tente o chá preto, também uma excelente fonte dessas substâncias exterminadoras de radicais livres. Turbina a libido das mulheres: bem, o estudo foi feito com ratas, mas, ao que parece, o café aumenta ...
Finalizar a refeição com uma xícara de café pode se tornar um grande problema. Isso porque um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá, descobriram que a ingestão da bebida seguida de alimentos gordurosos pode elevar a taxa de açúcar no sangue de forma preocupante, como divulgado no jornal britânico Daily Mail nesta segunda-feira (4). O estudo ...
Você as conhece. Castanhas, nozes, amêndoas, pistache e avelãs fazem sucesso como petiscos do chope, estão presentes nas ceias de Natal e servem de complemento para diversos pratos. Se estas delícias, chamadas de frutas e sementes oleaginosas, estão fora de sua dieta por causa das calorias é hora de rever seus planos de emagrecimento: elas podem ajudar na luta contra ...
Uma pesquisa do Centers for Disease Control and Prevention sugere que quem consome mais frutas e vegetais pode viver mais. Os resultados do estudo, publicado na revista científica Archives of Internal Medicine, mostram que comer alimentos ricos em antioxidantes do tipo alfacaroteno evita doenças, principalmente os problemas cardiovasculares e câncer, prevenindo a morte precoce. Para a pesquisa, foram avaliados mais ...
Faz parte do hábito de uma alimentação saudável achar maneiras práticas de adicionar porções de frutas à dieta - e os importantes nutrientes que elas fornecem. Uma alternativa bastante usada é beber o suco da fruta em vez de comê-la. Embora os especialistas reconheçam que 120 ml de suco 100% natural equivale a uma porção de meio copo da fruta ...
O teor de compostos bioativos no arroz integral diminui quando ele é cozido. A vitamina E, com o cozimento, foi o composto mais afetado, enquanto o gama orizanol, uma substância especial do arroz, sofreu perdas menores quando submetido ao tratamento térmico. A constatação é de uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.Com efeitos antioxidantes, a vitamina E ...
Por: Marco de Cardoso O Brasil é um país onde se come muito feijão, o que ajuda de forma positiva a manter a qualidade da dieta dos moradores daqui,já que este alimento é muito nutritivo. Feijão preto,mulatinho, rajado, branco, carioquinha, fradinho...não importa de que cor,aroma ou sabor. O feijão faz parte da dieta nacional,de norte a sul do país há ...
Por: Diogo Sponchiato Uma castanha por dia, não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais. Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em ...
O aumento do consumo de produtos que contenham a soja pode levar a importante redução nos níveis de colesterol, informa um novo estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine do mês de outubro de 1999. Pesquisadores do Wake Forest University Baptist Medical Center, na Carolina do Norte, Estados Unidos, verificaram que as pessoas que consomem produtos à base de ...
Por: Adriana Maria As fibras têm várias e importantes funções dentro do organismo humano. Por serem constituídas de celulose, são relativamente insolúveis e essa característica é o que as faz tão necessárias em nossa dieta alimentar. Por darem sensação de saciedade a quem as consome, as fibras são sempre recomendadas em regimes de emagrecimento, devendo sempre serem consumidas no início ...
Em abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – liberou a comercialização de suplementos alimentares com creatina. O Brasil era o único país onde este suplemento era proibido, com alegações fracas de que poderia trazer problemas renais. Alguns trabalhos desenvolvidos e publicados em revistas científi cas importantes mostram que estes supostos efeitos colaterais não passavam de suposição. Em ...