Estudo realizado pelo Hospital Estadual Dante Pazzanese, referência em cardiologia, aponta que 67% dos 600 pacientes em tratamento na instituição não possuem o hábito de ler o rótulo dos alimentos e desconhecem as gorduras que fazem bem à saúde. Entre os tipos de gorduras que fazem mal à saúde, a trans e a saturada são as mais conhecidas, sendo consideradas ...
Estudo publicado na revista British Journal of Nutrition demonstrou que a adição de inulina ao chá verde é benéfica para o controle de peso, com redução de peso corporal total e de massa gorda, em indivíduos com sobrepeso. Os pesquisadores avaliaram trinta indivíduos com idades entre 20-50 anos e índice de massa corporal ≥ 24 kg/m2. Os participantes foram divididos ...
Por: Carolina Abranches Além de saboroso, o morango é mais rico e nutritivo do que se imagina. Segundo um estudo americano, a fruta fortalece os glóbulos vermelho graças aos seus compostos fenólicos, como os flavanóides. Isso ocorre quando se dá o estresse oxidativo, um desequilíbrio relacionado com algumas doenças. O consumo regular da fruta pode melhorar a capacidade antioxidante do ...
Por: Carolina Abranches Considerado um dos cereais mais ricos em termos nutricionais, o trigo traz muitos benefícios à saúde. Por ser rico em fibras e com baixo índice glicêmico, ele retarda a absorção da glicose. Assim, reduz a produção de insulina e não deixa o pâncreas sobrecarregado. O trigo ajuda a reduzir os riscos de doenças coronarianas ao controlar os ...
Baixos níveis de vitamina D está associado à depressão. É o que apontam os psiquiatras do UT Southwestern Medical Center que trabalham junto com o Cooper Center Longitudinal Study, nos Estados Unidos. Os baixos níveis de vitamina D já estão associados a uma sucessão de problemas de saúde desde doenças cardiovasculares até doenças neurológicas. A presente pesquisa - publicado na ...
Por: Carolina Abranches O envelhecimento é inevitável ao ser humano, mas ele pode ser retardado com uma dieta rica em frutas, verduras e carnes magras. O segredo, garante a Associação Brasileira de Nutrologia, é saber combinar esses alimentos para manter a pele e os cabelos jovens por anos. O fumo, o sol em excesso e o estresse aceleram o envelhecimento, ...
Por: Adriana Fonseca Aumentar a ingestão de vitamina B pode diminuir o estresse causado pelo trabalho. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália. Inicialmente, a equipe de pesquisadores liderada pelo professor Con Stough analisou 60 pessoas em relação a personalidade, demandas profissionais, humor, ansiedade e tensão. Trinta e noventa dias depois de ...
Por: Carolina Abranches Seu consumo regular pode reduzir o risco de doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer Uma pesquisa americana constatou que as nozes são as frutas oleaginosas mais saudáveis que existem. Em termos nutricionais, ela superou as castanhas, amêndoas, amendoins, avelãs, castanhas-do-pará, castanhas de caju e macadames. De acordo com o estudo, os antioxidantes presentes nas nozes ...
Por: Yasmin Barcelos O azeite é uma das referências da culinária mediterrânea. Rico em antioxidantes como a vitamina E, o óleo faz bem para a saúde e deixa diversos pratos, especialmente as saladas, ainda mais saborosos. Entre os benefícios do azeite estão o estímulo a secreção da bílis, aumento do tônus dos tecidos e o fortalecimento da contração muscular. Além ...
Por: Carolina Abranches Consumir pimenta faz bem à saúde. A planta contém uma substância chamada capsaicina que possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Além disso, são fontes de vitamina A, C e E. A pimenta também contém antioxidantes, que combatem os radicais livres. A capsaicina tem propriedade termogênica que aquece o corpo e acelera o metabolismo basal, o gasto calórico em ...
Cientistas espanhóis demonstraram as propriedades contra a obesidade e hepatoprotetoras das isoflavonas, substâncias de origem vegetal encontradas principalmente na soja e que atuam de forma similar a determinados hormônios que o organismo humano segrega, como os estrogênios. O estudo, realizado por membros do Ciberobn (Centro de Pesquisa Biomédica em Rede-Fisiopatologia de Obesidade e Nutrição) da Fundação Imabis de Málaga, foi ...
Os médicos alertam há décadas que não se deve comer sal demais porque isso faz mal ao coração. Mas agora um novo estudo mostrou que tanto sal em excesso, quanto pouco sal, podem elevar os riscos de complicações cardiovasculares, sobretudo em pacientes sabidamente cardíacos ou diabéticos. Ou seja, não é exatamente o excesso de sal que faz mal à saúde ...
Os sucos de frutas naturais são ótimos protetores do sistema imunológico. Eles atuam no organismo prevenindo contra as doenças. Os nutricionistas recomendam tomar pelo menos um copo de suco em jejum por dia. Além de ser um revigorante interno, ele ajuda a recuperar o desgaste diário. - Diabetes: É importante que o diabético escolha uma fruta que não eleve a ...
Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostrou que a ingestão diária de pequenas doses de azeite de oliva e óleo de linhaça reduzem a obesidade e o diabetes tipo 2. Ambos os óleos contêm nutrientes que apresentam ações no hipotálamo, órgão responsável pela sensação de fome e queima da gordura corporal. De acordo com outras pesquisas anteriores ...
Por: Carolina Abranches A cafeína, substância encontrada no café, chá, refrigerante e chocolate, pode ser consumida sem medo. Um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda a ingestão de duas xícaras de café expresso por dia a seus pacientes. Segundo a SBC, o uso moderado da cafeína não oferece risco à saúde. Até os hipertensos estão liberados para tomar seu ...
Por: Solange Bagdadi A Vitamina C, tipicamente recomendada para combater resfriados, pode causar diarreia e alterações no ciclo menstrual Se ao sentir o sintoma de uma doença você recorre rapidamente às vitaminas, atenção: esses compostos orgânicos, quando ingeridos em excesso, atrapalham a absorção de outros nutrientes e podem desencadear uma série de problemas no organismo. A Vitamina C é uma ...
Por: Carolina Abranches Originário da Ásia e da Índia, o limão foi trazido para a Europa pelos árabes e de lá disseminado pelo mundo. Hoje o Brasil é o maior produtor da fruta. Ao todo existem mais de 70 variedades de limão no mundo. Além da vitamina C, a fruta é rica em potássio, enxofre, fósforo e magnésio. ...
O chá verde reduz a absorção de gordura pelo corpo, retardando o ganho de peso. Segundo uma equipe de cientistas da Universidade da Pensilvânia (EUA), isto transforma definitivamente o chá verde em uma ferramenta natural para a luta contra o sobrepeso e a obesidade. Os experimentos foram feitos em modelos animais para permitir o monitoramento preciso da dieta e da ...
O consumo de chocolate em grandes quantidades pode estar associado à redução nos riscos de desenvolvimento de certas doenças cardíacas, segundo um estudo britânico, publicado na revista científica British Medical Journal. Comer chocolate teria uma influência positiva sobre a saúde humana devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alimento. Além disso, o alimento teria o poder de reduzir a pressão ...
A Tensão Pré Menstrual é um dos problemas mais comuns que atingem as mulheres. As alterações hormonais que precedem o ciclo menstrual podem provocar aumento de apetite, inchaço, irritabilidade, alterações de humor e dores de cabeça. Porém, é possível amenizar os efeitos da TPM com a alimentação correta. Alguns alimentos conseguem liberar o excesso de estrogênio, que é o hormônio ...